Dicas

A TROCA DO KIT

Para aumentar a vida útil dos amortecedores e garantir o bom funcionamento do sistema de suspensão, a dica é revisar regularmente o kit e trocá-lo caso apresente problemas. O kit, que normalmente é composto por coxim (com e sem rolamento), batente e coifa tem a função de assegurar o máximo desempenho dos amortecedores.

O coxim fixa o conjunto do amortecedor no carro e evita que as trepidações do pavimento cheguem até a carroceria. Já o batente evita o famoso “final de curso” na movimentação do amortecedor. Por fim, a coifa evita a entrada de sujeira no conjunto haste e retentor.

Se não substituído, o kit desgastado poderá danificar o amortecedor, mesmo sendo novo. Batentes e coifas danificadas, muitas vezes, provocam o vazamento de óleo nos amortecedores. A recomendação é substituir o kit juntamente com os amortecedores, pois trabalham em conjunto.

Você tem dúvidas sobre esse assunto?

Envie-nos através do formulário abaixo que o Prof. Juliano vai responder.